Meus Textos

Blog

Blog

Espiritualidade x Prosperidade

Esse é um assunto que muito foi deturpado em relação a espiritualidade, pois na própria bíblia existem assuntos que depreciam o “rico” trazendo o conceito de ser rico como indigno.

As passagens bíblicas abaixo, mostram essas informações, mas porém elas são deturpadas e venho trazer a explicação de tópico por tópico e trazer a consciência de que dinheiro é energia e se usada com sabedoria não tem nada a ver em ser rico e não poder ser espiritualizado, a diferença é que a responsabilidade aumenta e deve-se usar os recursos também em prol da humanidade, para ajudar o próximo.

Vivemos na matéria e precisamos da matéria para vivermos, você acha mesmo que o PAI ficaria feliz ao ver o FILHO passar fome e qual PAI não tira dele próprio para dar comida ao FILHO

Vou explicar duas passagens que mais deturpam a ideia de a prosperidade como ser um ser espiritual e trazer o que devemos fazer.

“Pois é mais fácil é passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus» (Lucas 18:24-25)” 

Nessa passagem, na verdade o que seria o FUNDO DA AGULHA é um local para que se entrar no mercado naquela época deveria se ajoelhar e entrar com humildade, sem arrogância que alguns ricos têm a necessidade de humilhar o outro só porque têm. 

“A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!” Evangelho (Lc 12,39-48)

Outra passagem que vem complementar esta passagem, a passagem acima que traz que aquele que muito tem, tem uma responsabilidade de ajudar aos que nada têm, mas não só dando a matéria mas também trazendo consciência, pois se dermos apenas o peixe e não ensinarmos a pescar, o miserável continuará sendo miserável e nada irá adiantar. Quando eu tenho muito, eu tenho a responsabilidade de tudo isso também não só para mim, mas também para ajudar o outro e o principal ser humilde e ajudar a humanidade, quanto mais eu souber, mais tenho de ajudar a todos.

Um empresário que tem uma empresa e contrata funcionário, está possibilitando através do seu trabalho a prosperidade de muitos que através dos seus salários irão ter as suas coisas.

Acontece que se criou-se um estereótipo que todo rico é ruim, é arrogante, é avarento, existem muitos assim, mas existem pessoas maravilhosas que usam suas riquezas ajudando muitas pessoas. E quando eu emprego alguém, recolho os impostos e possibilito que essa pessoa com seu FGTS tenha sua casa própria também e indiretamente eu estou ajudando, porém devido a alguns que exploram seus funcionários, criou-se o estereótipo que todo empregador abusa de seus funcionários e isso não é verdade. Que todo rico não tem um lugar no reino dos céus por ser rico. Se ele tiver consciência de quem muito têm, tem muitas responsabilidades. Este por sua vez, iria ajudar aos outros através do trabalho, ou permitindo outras pessoas fazerem cursos se instruírem e melhorarem de carreira, tudo isso mudaria. 

Quando eu oro pelo meu patrão eu oro por mim mesmo, pois se a empresa dele for bem, ele terá como me pagar. Mas muitos ao invés disso, enviam energia negativa pois acreditam que todo rico não ficou rico trabalhando e sim roubando, é como se fosse um arquétipo do mal, e muitos negam a riqueza se sabotando para não viver isso.

O ideal não é apenas dar o peixe, mas educar a todos como pescá-lo, pois, este também poderá ajudar aquele que ainda não sabe pescar e quanto mais pessoas tiverem prosperidade as desigualdades tendem a diminuir. Se criar-se uma corrente de amor ao próximo, todos seriam iguais e todos teriam a mesma capacidade de abundância.

Mas o que acontece?

Nosso mundo é abundante, porém a ganância de alguns provoca a pobreza a de muitos, quando se joga fora o alimento para aumentar o preço do mesmo nas gôndolas dos supermercados, você provoca a miséria a falta desse alimento, e isso com certeza irá criar um “emaranhamento” enorme na vida dos descendentes, que podem perder tudo e viver a pobreza, como se fossem “pagar” pelos erros daqueles que vieram antes. 

Sabe aqueles casos de pessoas que eram milionárias e perderam tudo e viraram miseráveis em alguns casos, pode ter isso. E seus descendentes pagam pelos erros dos que vieram antes

E tem como parar isso? Que culpa eu tenho se meu bisavô era assim.

É exatamente aí que a constelação pode te ajudar muito, mas muito mesmo, nesse processo. Pois ao quebrarmos esses emaranhamentos da ancestralidade eu devolvo toda paz e harmonia à aquele clã e tudo que não fluía passa a fluir.

Como posso quebrar esses emaranhamentos da ancestralidade, posso citar o Método 10x1 que criei com esse objetivo ou 7x1 do financeiro. Ou um atendimento individual com esse foco. 

E se for um MAR DE EMARANHAMENTOS?

Mas se além dos emaranhamentos também tiver as crenças limitantes como proceder?

Aí somente um processo de no mínimo 12 sessões de Coaching Estrutural Sistêmico, teria como resolver.

Vou dar um exemplo, eu estou falido cheio de dívidas, como eu faço para ter prosperidade e não me auto sabotar em ser “rico” por me achar indigno de ser elevado espiritualmente.

Infelizmente ao redor da nossa vida muitas crenças limitantes são colocadas em nossa mente, e muitas destas são crenças ligadas ao espiritual, e como faço para me libertar destas?

Existem duas maneiras, uma é a constelação trazendo consciência e te livrando dos ditos “emaranhamentos” que te prendem como código de pertencimento a “algo”, como família, religião e qualquer outra função que te prenda a pobreza e às crenças limitantes. Depois é necessário usar outras técnicas para reprogramar o cérebro com mudanças de crenças, eu uso muito a PNL “Programação Neurolinguistica” ou o Thetahealing® que ambos trabalham em crenças limitantes com maestria e aí sim iríamos reprogramar a mente. 

Na verdade, eu Daniela, uso as duas técnicas, já que sou Coach Estrutural Sistêmica e Psicanalista Integrativa Sistêmica e tenho muitas formações em Constelação, PNL e Thetahealing® e nesses processos você une todas as técnicas em uma só sessão.

Porém, se estou preso a essas crenças limitantes impostas, que para me aproximar de Deus devo ser pobre, o trabalho será um processo, trazendo consciência para que a pessoa entenda que um PAI nunca irá querer que o filho SOFRA.

Quanto mais rígida a religião, mais crenças limitantes existem para ser trabalhada.

Eu respeito todas as religiões, mas Jesus em suas passagens, não manda ninguém ter religião, ele ensina-nos a ser cristão através de frases como “amai o próximo como a ti mesmo”, “honrai pai e mãe”, “E como podes dizer a teu irmão: Permite-me remover o cisco do teu olho, quando há uma viga no teu” e posso ficar horas aqui citando máximas bíblicas de como ser cristão e viver sem limitações.

Devemos sempre respeitar todas as religiões, e agradecê-las, pois se cheguei até aqui é porque tive essas crenças antes, mas posso sim amar a Deus e ter dinheiro e usá-lo com muita responsabilidade.

Pois se eu viver em harmonia nas 3 LEIS da Constelação, tudo tende ser harmônico. Já que sei que o DAR e RECEBER tem de ser 50% e respeitar quem veio antes, através da LEI DA ORDEM e não excluir ninguém respeitando a LEI DO PERTENCIMENTO, a tendência é tudo caminhar. 

E se reprogramar minha mente através da PNL e ou Thetahealing®, posso ser um ser abundante com responsabilidade de ajudar aquele que não sabe ser.

Por isso eu adoro trabalhar na prosperidade do outro, porque mesmo que não seja de propósito acabo indiretamente trabalhando em mim. 

Sou uma pessoa que vim de família com grandes falências e passei por falências, também, e consegui superar tudo isso e posso te ajudar nesse processo.

Se é possível mim, também é possível para você também!

Entenda que tudo é uma energia e se consigo encerrar as “Cobranças Sistêmicas” eu consigo caminhar numa nova consciência. 

Para te ajudar segue esse exercício lindo abaixo que pode te ajudar nesse processo.

A primeira coisa que tenho de fazer e na bíblia diz isso é HONRAR PAI E MÃE, honrar quem veio antes, esse exercício de prosperidade te ajuda nisso e pode te ajudar a ser feliz e próspero e o melhor fazer a sua prosperidade sendo a prosperidade do próximo, através de empregar alguém. É uma cascata de amor e abundância.

Faça esse exercício e aprenda a manifestar abundância em sua vida.

Já sobre as cobranças sistêmicas leia próxima artigo que explica em detalhes, através de uma estória fictícia.


Autor(es): Daniela Pires (15/11/2020)