São várias práticas a serem feitas dentro de um website para que ele apareça nas primeiras páginas na busca gratuita dos buscadores, e não na PAGA.
Para entender bem o que é busca paga e o que é busca gratuita veja a imagem ao lado, tudo que é pago está em verde e azul e gratuito em vermelho.
O segredo te ter um bom site é colocar ele na busca Orgânica, a gratuita.
>
>
Pois a busca gratuita é a mais clicável, veja o TRIÂNGULO DOURADO, o que seria? Mostra em vermelho quais as área mais clicáveis do Google e Yahoo.
O gráfico abaixo publicado pela WBI Brasil, foi feito uma pesquisa perguntando qual link é mais clicado quando se procura algo em site de busca e a resposta foi que a busca gratuita é a mais clicável.
Agora como eu faço para o meu site aparecer em primeiro no Google ou nos buscadores?
Para tudo isso vou trabalhar com o SEO para elevar o Page Rank do meu site para os buscadores. Mas o que é Page Rank?
Desenvolvido inicialmente por Larry Page com a posterior colaboração de Sergey Brin, fundadores do Google. PageRank é a base para o surgimento do algoritmo do Google.
O nome PageRank é uma nota dada pelo Google às páginas (page, em inglês) indexadas em seus servidores. Esse ranking é calculado em cima das 3 vertentes do SEO e vai de 0 a 10.
São 3 vertente do SEO.
Quando começaram os sites de busca lá atrás, como o google indentificava cadastrava o conteúdo? Ele lia em todas as páginas as METATAGS, tag que situa-se no HEAD do HTML que serve para identificar e dizer o que a página é, como mostra a imagem abaixo. Lá no começo eram três METATAGS lidas, description que é aquele texto que aparece quando nos consultamos algo, o titulo que vem da MATATAG TITLE ou apenas a TAG TITLE e naquela época o que mandava era a METATAG KEYWORDS.
Mas ai o que começou acontecer, as buscas começaram a ser trabalhadas e o que se digitava não correspondia com o que se procurava, então o google foi mudando sua maneira de indexar o conteúdo e hoje na parte de indexar o conteúdo o que é mais importante é a Web Semântica, escrevi um artigo sobre Web Semântica detalhado que é e o que pode te ajudar a usar em seu site, basta clicar no link Web Semântica.
O primeiro elemento de importância na busca no Google é a URL, a URL é o endereço do site o domínio do site, www.DOMINIO.com.br, esse nome é o elemento mais importante na busca.
Portanto se você tiver um site que venda cerveja e ter a sorte de ter o dominio vendocerveja.com você irá aparecer bem nas buscas “Vendo Cerveja”.
Mas a questão do dominio é complicada, pois o dominío geralmente é o nome da empresa, então temos de trabalhar na URL também o conteudo da empresa.
Acesse qualquer grande portal que verá que por exemplo uma notícia falando. “Eu ganhei no LotoFácil” essa noticia entraria nesses portais com a seguinte URL: www.dominio.com.br/noticias/loterias/lotofacil/eu-ganhei-no-lotofacil dessa maneira você construiu uma URL Amigável de fácil indexação ao Google.
Esse é o tópico mais importante hoje na busca. Pois ele trabalha os elementos da página como importancia do conteúdo e através dessas TAGS o Google alimenta sua base e coloca a importancia do conteúdo.
Com o mesmo exemplo acima, quando acessasse esta página de notícia. As metatags e tags nessa página deveriam ser colocadas da seguinte maneira.
<title> Eu ganhei no LotoFácil</title>
<meta name="description" content=" Eu ganhei no LotoFácil no dia xxx e tal ..." />
<h1> Eu ganhei no LotoFácil</h1>
Essa combinação com a URL faria essa página ser bem posicionada, no artigo sobre Web Semântica detalho a ordem dos elementos dentro da página e ordem de importância.
É importante dizer que o conteúdo pode estar tageado na Web Semântica, mas senão tiver um dissernimento com o conteúdo o google também barra. Exemplo no H1 o Titulo diz algo e no H2 o sub-titulo fala de outra coisa que não tem nada ver com o conteúdo é banido também.
Quanto MENOS é MAIS.
Páginas cheias de plugins que demoram para carregar também caem no ranqueamento.
Ou seja, se usar algum plugin externo o melhor é fazer Download e carregar dentro da sua hospedagem.
Páginas em HTML indexam melhor, pois carregam mais rápido que páginas PHP ASP.NET JSP e aí vai. Mas aí você dirá é impossível fazer um grande portal todo em HTML e eu vou te dizer “você tem razão”, hoje é tudo feito com armazenamento no banco de dados.
Se você trabalhar o arquivo .htacess para criar suas URLs amigáveis, tem como programar para que páginas PHP apareçam com a extensão .html, é uma enganada no GOOGLE, mas é assim que é feito, esse site mesmo que você está lendo esse arquivo foi feito em PHP, mas o artigo esta em HTML, como? Apenas a URL foi reescrita, é PHP.
Evite criar menus e páginas em Flash ou 100% em Javascript, pois elas não serão visiveis ao Google. A Wix está vivendo na pele isso.
Criar arquivo sitemap em XML colocando todas as URLS de seu site na raiz do seu site e depois cadastrando no Google WebMasters Tools irá garantir uma indexação mais rápida de seu conteúdo.
Chegamos ao terceiro vértice do SEO e esse é um dos tópicos que sempre foram mais importantes.
Ter link do site em vários sites apontando para o meu. E se esses sites tiverem o Page Rank alto, faz com que meu Page Hank suba e também subo na busca do Google.
Existe várias maneiras de fazer meu site ser Popular, seguem abaixo.
Texto ancora são links em cima de palavras que ao clicarmos vamos para um página específica desse conteúdo dentro do próprio site, perceba que na palavra Web Semântica usei bastante apontando para o meu artigo de Web Semântica.
Essa é uma maneira perfeita de fazer seu site ser popular, você disponibilizar seu conteúdo em RSS para que outros sites usem seu conteúdo no site deles e apontem o link para seu site.
Essa é uma maneira perfeita de divulgar seu site, pois as redes sociais tem Page Hank 10, ou seja tem o Page Hank máximo e ter um site como esse apontando link para meu site é uma maneira eficaz de fazer popularidade do meu site.
Ter meu site citado em Blogs Vlogs também é uma maneira perfeita de indexar o conteúdo como popularidade para seu site.
Espero que esse passo a passo simples tenha explicado e passado ideia de como usar o SEO para indexar bem seu site no Google. Aguarde mais artigos no meu site.
Abraços e até mais.
Prof. Daniela Pires
Programadora Web PHP / CSS3 / AJAX-QUERY / HTML5 / SEO
Professora de Programação Web e Banco de Dados
Pós Graduada em Consultoria em Tecnologia Web pela Impacta