Outro objetivo da Web Semântica é organizar e mostrar o conteúdo aos buscadores e é possível classificar o conteúdo de acordo com a sua importância através do uso de TAGS HTML identificando cada elemento e sua importância no conteúdo.
Devido a esse conteido hoje os Spiders, robôs de busca, ranqueiam o conteúdo da sua página através da Web Semântica.
Para entender a Web Semântica são conjunto de ações que irão classificar o conteúdo da sua página e ranquear de maneira que os SPIDERS alimentem-os e os identifique no ato da busca.
Para usar a Web Semântica em seu website é necessário que o webdesigner que você contratou faça, pois para fazer o procedimento tem que ter conhecimento avançado de HTML.
Com o HTML5 existem várias maneiras de classificar seu conteúdo, quanto mais correta com a W3C for o sua página melhor ranqueada ela estará nos buscadores, como Google, Bing, Yahoo.
Abaixo vou listar as tags HTML principais para te ajudar a começar a usar a WEBSEMANTICA em suas páginas.
São as tags que não aparecem na página porém são de suma importância.
Abaixo as TAGS usadas na Web Semântica e ordem de prioridade.
Tag mais importante que irá identificar o que sua página é e o que ela traz de conteúdo.
Toda página HTML tem que ter título identificando o que essa página é. Uma página sem título não indexa o conteúdo corretamente o conteúdo dela.
Existem várias páginas com o título escrito UNTITLED DOCUMENT = Documento Sem Título, isso é porque a pessoa fez as páginas usando o Dreamweaver, software da Adobe para Programar Páginas HTML, e não teve o cuidado de colocar títulos nas páginas.
Isso é suicídio virtual é morrer na internet, apenas isso.
São tags localizadas na parte de cabeçario do HTML “head” que tem importância muito grande. São várias METATAGS vou explicar apenas as que implicam na busca nos buscares.
Description: Metatag responsável por identificar do que se trata o site, é o texto pequeno que aparece quando consultamos nosso site no Google. Ela também é o texto pequeno que aparece quando compartilhamos um link do Facebook, as duas imagens abaixo estão bem explicativas.
Metatag Descript e Title
Metatags usadas em publicar link no facebook
KeyWords: Antes era ela que era a responsável pela indexação de páginas no Google depois de muitas buscas feitas que não levavam a nada, ela passou a ser um acessório e não o elemento mais importante. Preencha com palavras-chaves especificas sobre o conteúdo da página, palavras-chaves nada ver com o conteúdo joga a página para trás.
São metatags especificas que as redes sociais lêem e quando você publica um link elas exibem o conteúdo como se fosse um anúncio um post com imagem titulo e texto.
São elas:
São tags que aparecem no conteúdo da página e abaixo segue explicação pela sua ordem de importância na página.
São Tags para usar em títulos e subtítulos são de suma importância para indexar o conteúdo no Google.
Título mais importante da página, deve ser usado para o mesmo título usado na tag TITLE. Ou seja o título principal da página, se for uma notícia, deverá ser o título da notícia.
Subtítulo mais importante da página, deve ser usado para o assunto secundário, exemplo título e uma frase de impacto que complementa o título.
Pode ser usados com tópicos que houver no textos de expressão abaixo dos títulos principais.
Também sua ordem de importância é abaixo do títulos e subtítulo da página dever ser usado com um sub tópico aberto em uma página.
Também é um tópico de menor expressão aos demais, deve ser usado para palavras ou pequenas chamadas.
De todos os títulos é de menor expressão porém muito importante na indexação do conteúdo.
São muito importantes devem ser usadas para construção de menus na página, pois quando houver uma lista, sempre deverá ter um link para outra página. Essa combinação fará o Google indexar como menu e irá navegar em página por página linkada.
Links são muito importantes, pois eles fazem a ligação de uma página a outra. Além de serem usados nas listas para compor o menu, devem ser usados como palavras-ancoras, remetendo link para uma outra página.
Ex: Estou falando sobre natureza, na página natureza e falo sobre o mar, e tem uma página específica sobre o mar, na palavra MAR tenho que colocar o link para a a página mar. Melhor exemplo disso é o WIKIPEDIA
Além de negritar a palavra, deve ser usado em palavras dentro do texto que devem ser sinalizadas e destacadas, nunca usar a tag B para o Google não tem efeito algum de importância.
Assim como Strong, a em além de deixar a palavra em itálico, deve ser usado em palavras dentro do texto que devem ser sinalizadas e destacadas, nunca usar a tag I para o Google não tem efeito algum de importância.
Em ordem de importância quando houver o uso de imagem na página, devem todas serem catalogadas com nomes no elemento ALT contido dentro da TAG IMG. É ela que fará a imagem entrar na busca de imagens do Google.
Portanto se eu usar na minha página corretamente as tags para construir minha página, sozinha ela irá indexar no google, para ficar melhor posicionada que outras que oferecerem o mesmo produto, deverá usar o SEO, “Search Engenee Optimization” para fazer isso.
Espero que tenham gostado das dicas.
Abraços
Prof. Daniela Pires
Programadora Web PHP / CSS3 / AJAX-QUERY / HTML5 / SEO
Professora de Programação Web e Banco de Dados
Pós Graduada em Consultoria em Tecnologia Web pela Impacta